O eclipse solar total mais longo do século XXI nesta quarta-feira (22) mergulhará em completa escuridão a China e a Índia.

A partir das 0h53 GMT - 6h23 na Índia-, a noite voltará a cair um pouco depois do amanhecer no estado de Gujarat (oeste).

Depois, a escuridão se irradiará por um corredor de 15.000 km de extensão e 200 km de largura, atravessando a Índia, o Nepal, o Butão, Bangladesh, Mianmar e China, e alcançando também as ilhas meridionais japonesas de Ryukyu.

"Será o eclipse mais longo do século. Nenhum de nós vivirá o suficiente para ver outro igual", afirmou, estusiasmado, Federico Borgmeyer, diretor da agência de viagens alemã Eclipse City.

O Sol ficará completamente bloqueado pela Lua durante seis minutos e 39 segundos em uma zona pouco habitada do Pacífico, um recorde de duração para um eclipse que só será quebrado em 2132.

Se o tempo estiver bom, assim que o disco solar estiver coberto, o resplender da coroa solar será visível. Dará para ver, inclusive, protuberâncias ou jatos de gás incandescentes projetados a milhares de quilômetros do Sol.

Comments (0)